Página inicial > Fenômenos ópticos > Arco circunzenital

 


Arco cincunzenital é um fenômeno óptico similar ao arco-íris, mas ele se forma a partir da refração da luz solar horizontalmente através de cristais de gelo devidamente orientados, geralmente em nuvens do tipo Cirrus ou Cirrostratus, ao invés de pingos de chuva. Suas cores são mais puras do que as do arco-íris, porque há muito menos sobreposição de cores em sua formação; o azul fica no interior do arco, e o vermelho, no lado de fora.

 

Este tipo de arco dá a impressão de um arco-íris de cabeça para baixo. Raramente é notado, pois ocorre bem alto no céu, mas na verdade é relativamente comum. Se o Sol estiver baixo e você ver um ou dois parélios causados por nuvens Cirrus, também poderá ver um arco circunzenital, se essas mesmas Cirrus estiverem também no zênite (o meio do céu).

 

O arco cincunzenital só se forma quando o Sol está a uma altitude inferior a 32° (ou seja, se o Sol estiver a menos da metade do céu). O arco circunzenital é mais brilhante quando o Sol está a 22° acima do horizonte.

 

Abaixo, fotos de arcos circunzenitais. Clique para ampliar.

 

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------



Fontes:

 

http://www.astrosurf.com/skyscapes/otica/cza.htm
http://en.wikipedia.org/wiki/Circumzenithal_arc

 

 

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------

Reclamações? Dúvidas? Sugestões? Elogios? Envie sua mensagem preenchendo o formulário abaixo.

 

Note: Please fill out the fields marked with an asterisk.