Página inicial > Fenômenos ópticos > Fata Morgana

 


O efeito de Fata Morgana (do italiano fata Morgana, ou seja, fada Morgana, em referência à feiticeira meia-irmã do Rei Artur que, segundo a lenda, era uma fada que conseguia mudar de aparência), é um efeito de ilusão de óptica.

Trata-se de uma miragem que se deve a uma inversão térmica. Objetos que se encontrem no horizonte como, por exemplo, ilhas, falésias, barcos ou icebergs, adquirem uma aparência alargada e elevada.

Com o tempo calmo, a separação regular entre o ar quente e o ar frio (mais denso) perto da superfície terrestre pode atuar como uma lente refratante, produzindo uma imagem invertida, sobre a qual a imagem distante parece flutuar. Os efeitos de Fata Morgana costumam ser visíveis de manhã, depois de uma noite fria.

 

É um efeito habitual em vales de altas montanhas, onde o efeito se vê acentuado pela curvatura do vale. Também se costuma ver de manhã nos mares árticos, com o mar muito calmo, e é habitual nas superfícies geladas da Antártida.

Os efeitos de Fata Morgana são miragens ditas superiores, diferentes das miragens inferiores, que são mais comuns e criam a ilusão de lagos de água distantes nos desertos ou em estradas com o asfalto muito quente.

 

Abaixo, fotos de Fata Morgana. Clique para ampliar.

 

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------



Fonte:

 

http://pt.wikipedia.org/wiki/Fata_Morgana

 

 

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------

Reclamações? Dúvidas? Sugestões? Elogios? Envie sua mensagem preenchendo o formulário abaixo.

 

Note: Please fill out the fields marked with an asterisk.