Página inicial > Fenômenos ópticos > Brilho verde

 


Um brilho verde é um raro fenômeno óptico que geralmente ocorre ao nascer ou ao pôr do Sol (ou muito mais raramente, da Lua Cheia), quando uma pequena mancha verde fica visível por um curto período de tempo acima do Sol ou da Lua, ou próximo deles. É mais facilmente visível em fotografias.

São observados de qualquer altitude. São mais facilmente vistos em horizontes desobstruídos, como sobre o oceano, mas são possíveis também sobre montanhas e nuvens.

A razão para o seu aparecimento se baseia na refração da luz. Como em um prisma na atmosfera, a luz se move mais lentamente no baixo horizonte, devido à densidade do ar, de modo que a luz solar segue caminhos ligeiramente curvos, na mesma direção que a curvatura da Terra.

 

As maiores frequências de luz (verde, azul) se curvam mais que as menores (laranja, vermelho), de forma que os raios azuis e verdes se tornam mais visíveis na superfície solar, e os tons mais quentes se obstruam. Brilhos verdes são reforçados pela inversão atmosférica, que aumentam a densidade e, por consequência, a refração luminosa.

 

Podemos ver também um brilho azul, mas o azul é mais disperso na linha de visão humana, e comumente acaba aparecendo verde.

Com uma ligeira ampliação, brilhos verdes são vistos na borda superior do disco solar em tardes de céu mais limpo, no entanto, diferentes tipos aparecem em diferentes tempos. A maioria dura 1 ou 2 segundos, porém alguns duram até 15 segundos.

 

--------------------------------------------------------------------------------------------------

 

 

 

Fonte:

 

http://pt.wikipedia.org/wiki/Brilho_verde

 

 

--------------------------------------------------------------------------------------------------



Reclamações? Dúvidas? Sugestões? Elogios? Envie sua mensagem preenchendo o formulário abaixo.

 

Note: Please fill out the fields marked with an asterisk.