Tempestades supercelulares são consideradas as maiores tempestades isoladas, possuindo dimensões equivalentes às maiores tempestades multicelulares e podendo atingir altitudes de até 20 km, ultrapassando a tropopausa. Embora mais raras, elas são mais violentas.

 

Elas duram em geral de 2 a 6 horas e são basicamente uma tempestade com uma célula gigante, caracterizada por uma forte corrente de ar ascendente (com velocidades em alguns casos maiores que 150 km/h) combinada com intenso movimento giratório.

 

Sua existência está relacionada às variações verticais dos ventos, conhecidas como cisalhamento vertical do vento, e à instabilidade da atmosfera. Em geral, supercélulas estão associadas a ventos com fortes gradientes verticais tanto em intensidade quanto em direção. Elas são frequentemente classificadas como tempestades severas, sendo responsáveis pela maioria dos grandes tornados e pela ocorrência de granizo. Entretanto, nem toda tempestade supercelular produz tornados.

 

Tempestades supercelulares são eletricamente mais ativas do que as tempestades isoladas com uma única célula ou multicelulares. Existem vários fatores que influenciam na severidade de uma tempestade supercelular. Os principais fatores são a intensidade das correntes de ar ascendentes e a velocidade dos ventos horizontais nos níveis superiores.

 

 

Célula isolada                        Multicélula                         Formação das Cumulonimbus

 

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

Fontes:

 

http://to-campos.planetaclix.pt/ind.htm

http://www.inpe.br/webelat/homepage/menu/infor/tempestades/tipos.php

http://www.inpe.br/webelat/homepage/menu/infor/tempestades/evolucao.php

 

 

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

Reclamações? Dúvidas? Sugestões? Elogios? Envie sua mensagem preenchendo o formulário abaixo.

 

Please enter the code:

Note: Please fill out the fields marked with an asterisk.