Página inicial > Nuvens > Nacaradas

 


As nuvens nacaradas (nuvens madrepérolas ou nuvens estratosféricas polares) assemelham-se às Cirrus ou às Altocumulus em forma de lentes. Estas nuvens apresentam irisações bem visíveis. As cores das irisações têm seu brilho máximo quando o Sol se encontra a alguns graus abaixo do horizonte. Elas necessitam de temperaturas menores que -80ºC para se formar.

A constituição física das nuvens nacaradas é ainda desconhecida. Existe a hipótese de que estas nuvens sejam constituídas por minúsculas gotículas de água ou por partículas esféricas de gelo. Elas foram observadas principalmente na Escócia, na Escandinávia, na França e no Alaska. Medidas efetuadas nas nuvens nacaradas observadas no sul da Noruega mostraram que elas se situavam em altitudes compreendidas entre 21 e 30 quilômetros.

As nuvens nacaradas são semelhantes às noctilucentes. Apesar de raras, têm-se observado essas nuvens com maior frequência ultimamente, atribuindo-se este fato ao maior número de aeronaves expelindo núcleos de condensação e vapores em grandes altitudes.

O aquecimento do planeta, em resultado que aparentemente é paradoxal, provoca o resfriamento da estratosfera. As nuvens nacaradas se formam justamente quando a temperatura cai mais na região estratosférica. Ao longo das duas últimas décadas está em acentuado declínio a temperatura estratosférica, em velocidade maior que a elevação da temperatura na superfície do planeta.

 

Outros cientistas afirmam que o aparecimento destas nuvens é favorecido por erupções vulcânicas, e recentemente diversos vulcões estavam em erupção ao redor do mundo. Abaixo, fotos de nuvens nacaradas. Clique para ampliar.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

Fontes:

 

http://www.fisica.ufc.br/lfnm/html/nuvens.html

http://www.metsul.com/secoes/visualiza.php?cod_subsecao=35&cod_texto=116

http://www.anjodeluz.com.br/nuvens.htm

 

 

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------

Reclamações? Dúvidas? Sugestões? Elogios? Envie sua mensagem preenchendo o formulário abaixo.

 

Please enter the code:

Note: Please fill out the fields marked with an asterisk.