Página inicial > Nuvens > Nevoeiro

 


O nevoeiro é uma nuvem com a base próxima ou junto à superfície. Não há diferença física entre o nevoeiro e uma nuvem, porque eles apresentam a mesma aparência e estrutura. A diferença essencial é o método de desenvolvimento e onde a formação ocorre.

 

O nevoeiro forma-se quando o resfriamento do ar, ou a adição de vapor de água por evaporação, causam saturação. O nevoeiro é geralmente considerado um perigo da atmosfera. Quando o nevoeiro é leve, a visibilidade é reduzida a 2 ou 3 quilômetros.

 

Quando é denso, a visibilidade pode ser reduzida a 12 metros ou menos, tornando o transporte terrestre não somente difícil, mas também perigoso. Estações meteorológicas reportam nevoeiro somente quando a visibilidade é reduzida a 1 quilômetro ou menos.

A condensação produz um nevoeiro quando a temperatura de uma camada de ar na superfície cai abaixo do seu ponto de orvalho (ponto de orvalho ou de saturação é a temperatura do ar abaixo da qual o vapor de água presente passa ao estado líquido na forma de pequenas gotas). Dependendo das condições prevalentes, a superfície pode ser obscurecida por vários tipos de nevoeiro.

 

O nevoeiro de radiação é o resultado do resfrio radiacional da superfície e do ar adjacente. Este é um fenômeno noturno e requer céu claro e valores altos de umidade. Nestas condições, a superfície e o ar adjacente serão resfriados rapidamente. Por causa da umidade elevada, somente um pouco de resfrio abaixará a temperatura ao ponto de orvalho.

 

Se o ar é calmo, o nevoeiro pode ser irregular, estendendo-se verticalmente a menos de um metro. Ventos leves de 3 a 4 km/h podem causar turbulência e permite o nevoeiro estender-se intacto de 10 a 30 metros. Como o ar que contém o nevoeiro é relativamente frio e denso, ele desce nos terrenos montanhosos. Por esta razão, o nevoeiro de radiação é mais denso nos vales, enquanto que as montanhas ao redor são claras.

Às vezes, as pessoas falam que o nevoeiro levanta, mas isto não é correto. Quando amanhece, a radiação solar penetra o nevoeiro e aquece a superfície, causando o aumento da temperatura do ar adjacente. Algumas das gotículas do nevoeiro evaporam-se no ar mais quente e permitem mais radiação solar atingir a superfície.

 

O aquecimento do ar na superfície faz o nevoeiro evaporar-se rapidamente e desaparecer completamente. Se a camada de nevoeiro é mais grossa, ela pode não se dissipar e uma camada de nuvens Stratus pode cobrir a região. Às vezes, este tipo de nevoeiro é chamado de nevoeiro alto.

Quando o ar úmido e quente move-se sobre uma superfície suficientemente mais fria, pode se resfriar ao ponto de orvalho e formar o nevoeiro de advecção (ou nevoeiro de transporte). O nevoeiro de advecção é a consequência de ar liberando calor para a superfície abaixo durante movimento horizontal. Um bom exemplo são os frequentes nevoeiros de advecção ao redor da ponte Golden Gate em São Fransisco, nos EUA.

 

É necessário haver turbulência (normalmente ventos de 10 a 30 km/h) para seu desenvolvimento adequado. A turbulência facilita o resfrio através de uma camada mais densa de ar, e também levanta o nevoeiro para altas altitudes. Em contraste de nevoeiros de radiação, os nevoeiros de advecção são persistentes e estendem-se normalmente de 300 a 600 metros.

O nevoeiro ascendente de montanha forma-se quando ar relativamente úmido sobe na inclinação de uma planície, morro ou montanha. O ar ascendente expande-se e resfria-se. Uma camada de nevoeiro extensivo pode se formar se a temperatura do ar atingir o ponto de orvalho. Nevoeiros ascendentes de montanha podem persistir por muitos dias.

Cape Dissapointment, em Washington, nos EUA, é uma localidade onde ocorre, provavelmente, mais nevoeiro no mundo. A estação meteorológica de lá registra uma média anual de 2552 horas (106 dias) de nevoeiro. Estes nevoeiros são produzidos durante o verão e no princípio de outono, quando o ar úmido e quente do Oceano Pacífico move-se sobre a fria Corrente da Califórnia.

Quando ar fresco move-se sobre água quente, uma quantidade suficiente de umidade pode evaporar-se da superfície da água para saturar o ar acima. Assim que o vapor de água ascendente encontra o ar frio, ele recondensa e sobe com o ar aquecido de baixo.

 

Este fenômeno e chamado de nevoeiro de vapor, porque ele é semelhante a vapor ascendendo acima de uma superfície de água. O nevoeiro de vapor é comum sobre lagoas e rios no outono e no princípio do inverno, quando a água pode ser relativamente quente, mas o ar é frio.

Ocasionalmente, colunas de vapor condensadas podem ascender da camada do nevoeiro e formar redemoinhos de vapor, semelhantes aos de poeiras do diabo na terra. O nevoeiro de vapor é às vezes baixo porque quando o ar ascende, se evapora novamente no ar não saturado acima.

 

O nevoeiro de vapor pode ser denso, especialmente durante o inverno, quando ar frio move-se dos continentes para o oceano. Este ar pode ser de 20 a 30°C mais frio do que a água. Por causa da aparência, este nevoeiro de vapor sobre o oceano em regiões polares é chamado de fogo ártico do mar. Em ar ártico extremamente frio, cristais de gelo formam-se ao invés de gotículas de água, e produzem nevoeiro de gelo.


O nevoeiro frontal é resultado de levantamento frontal, quando ar quente ascende sobre ar mais frio, produzindo nuvens e precipitação. Se o ar abaixo é frio e próximo ao ponto de orvalho, chuvas suficientes podem evaporar e produzir nevoeiro. O resultado é mais ou menos uma zona contínua de gotículas condensadas de água atingido a superfície e estendendo para cima através das nuvens. Geralmente, este nevoeiro desenvolve-se na camada inferior de ar frio adiante de uma frente fria ou atrás de uma frente quente.

 

Abaixo, fotos de nevoeiros. Clique para ampliar.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

Fontes:

 

http://en.wikipedia.org/wiki/Fog

http://www.master.iag.usp.br/ensino/Sinotica/AULA11/AULA11.HTML

http://pt.wikipedia.org/wiki/Nevoeiro

 

 

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------

Reclamações? Dúvidas? Sugestões? Elogios? Envie sua mensagem preenchendo o formulário abaixo.

 

Please enter the code:

Note: Please fill out the fields marked with an asterisk.