Página inicial > Nuvens > Nimbostratus

 


Nimbostratus é uma nuvem cinzenta, baixa (até 3 km de altitude) e de grande extensão, muitas vezes sombria, cujo aspecto torna-se como um véu em consequência das pancadas mais ou menos contínuas de chuva ou de neve que, na maioria dos casos, atingem o solo. A espessura desta camada é, em toda a sua extensão, suficiente para esconder completamente o Sol.

 

Existem frequentemente abaixo desta camada nuvens esfarrapadas, ligadas ou não a ela. Nas regiões tropicais, durante intervalos de chuva, é possível observar as Nimbostratus de dividirem em nuvens distintas e tornarem a se juntar rapidamente.

 

A Nimbostratus resulta da lenta ascensão de camadas de ar de grande extensão horizontal, a alturas suficientemente elevadas; ela pode provir do espessamento de uma Altostratus precipitante ou da expansão de uma Cumulonimbus. Formam-se em massas de ar com alguma instabilidade, quando no local da sua formação a umidade é moderada ou alta e a temperatura é relativamente elevada, e estão normalmente associadas a frentes quentes ou oclusas.

 

A evaporação da água da chuva torna normalmente a visibilidade baixa, podendo-se formar uma camada inferior de nuvens ou de nevoeiro por debaixo das Nimbostratus, se o ar ficar saturado. Embora encontradas em todo o mundo, as Nimbostratus são encontradas mais comumente nas latitudes médias.


A base de uma Nimbostratus normalmente não é claramente visível. Em todos os casos, as Nimbostratus são acompanhadas por nuvens pannus, que se desenvolvem embaixo da Nimbostratus. Muitas vezes, quando uma espessa nuvem Altostratus desce para menores altitudes, ela se torna Nimbostratus.

 

Normalmente, Nimbostratus é um sinal de moderada a forte precipitação constante, ao contrário do curto período de precipitação mais pesada normalmente liberada por uma Cumulonimbus. No entanto, a precipitação não ocorre no nível do solo em caso de virga, e acompanha outros tipos de nuvens. A precipitação pode durar vários dias, dependendo da velocidade da frente. As Nimbostratus podem ser confundidas com Altostratus espessas, mas as Nimbostratus são em geral cinza-escuro e nunca se vê o Sol através delas.

 

As Nimbostratus, ao contrário das Cumulonimbus, não estão associadas a tempestades. Porém, em uma frente quente excepcionalmente instável, nuvens Cumulonimbus podem ser incorporadas dentro das Nimbostratus habituais. Nesta situação, com relâmpagos e chuva ocorrendo, seria difícil dizer qual o tipo de nuvem estaria produzindo a chuva que chega ao solo, no entanto Cumulonimbus tendem a produzir gotas maiores e chuvas mais intensas. A ocorrência de Cumulonimbus e Nimbostratus juntas é incomum, normalmente só Nimbostratus são encontradas em uma frente quente.



Subtipos:

Praecipitatio: é quando a precipitação que as Nimbostratus produzem atinge a superfície terrestre. Abaixo, fotos de Nimbostratus praecipitatio. Clique para ampliar.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------

Virga: é quando as gotículas de água não conseguem mais se sustentar e caem em forma de vírgula, evaporando antes de atingir o solo. Abaixo, fotos de Nimbostratus virga. Clique para ampliar.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

 

Fontes:

 

http://www.master.iag.usp.br/ensino/Sinotica/AULA05/AULA05.HTML

http://pt.wikipedia.org/wiki/Nimbostratus

http://www.fisica.ufc.br/lfnm/html/nuvens.html

 

Pretor-Pinney, Gavin (2007). The Cloudspotter's Guide: The Science, History, and Culture of Clouds. Perigee. ISBN 0-399-53345-1

Lankford, Terry (2000). Aviation Weather Handbook. McGraw-Hill Professional. ISBN 978-0-07-136103-3

Dunlop, Storm (2003). Weather Identification Handbook: The Ultimate Guide for Weather Watchers. Guilford, Connecticut: Globe Pequot. ISBN 1-58574-857-9

 

 

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------

Reclamações? Dúvidas? Sugestões? Elogios? Envie sua mensagem preenchendo o formulário abaixo.

 

Please enter the code:

Note: Please fill out the fields marked with an asterisk.