Página inicial > Nuvens > Nuvens de erupções vulcânicas

 


As nuvens formadas por erupções vulcânicas assemelham-se, em geral, a nuvens cumuliformes fortemente desenvolvidas, com protuberâncias que crescem rapidamente. Podem expandir-se a grandes altitudes e cobrir grandes regiões. Neste caso, o céu apresenta uma coloração característica, capaz de persistir por várias semanas.

 

As nuvens de erupções vulcânicas são constituídas, em sua maioria, por partículas de poeira ou por outras partículas sólidas de dimensões diversas. Estas nuvens podem igualmente conter partes quase que inteiramente constituídas por gotículas de água e produzir, às vezes, precipitações.

 

Os radares meteorológicos são incapazes de detectar esta nuvem ácida, o que já causou diversos incidentes com aeronaves. Em Washington, EUA, o Centro de Advertência de Cinzas Vulcânicas (VAAC) faz o monitoramento contínuo da evolução, deslocamento e altitude das cinzas provenientes dos vulcões do continente americano, uma vez que estas podem atingir até os 20 km de altura.

Às vezes, quando o nuvem de uma erupção é densa e volumosa o suficiente, as partículas no interior da nuvem ionizam o ar ao redor, carregando-o eletricamente e produzindo raios, que por vezes são muito frequentes. Abaixo, fotos de nuvens de erupções vulcânicas. Clique para ampliar.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------

Fonte:

 

http://www.fisica.ufc.br/lfnm/html/nuvens.html

 

 

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------

Reclamações? Dúvidas? Sugestões? Elogios? Envie sua mensagem preenchendo o formulário abaixo.

 

Please enter the code:

Note: Please fill out the fields marked with an asterisk.