Página inicial > Nuvens > Ondulações Kelvin-Helmholtz

 


As ondulações Kelvin-Helmholtz ou instabilidades de Kelvin-Helmholtz são uma formação rara, embora ocorra com vários tipos de nuvens. Aparecem como uma faixa fina com ondulações, parecidas com as ondas do mar. No entanto, normalmente essa formação tende a se dissipar somente um ou dois minutos após a formação e, como resultado, raramente é observada. A forma deste tipo de ondulação é o resultado de um tipo particular de cisalhamento do vento.

 

Em geral, os ventos de cisalhamento ocorrem quando uma camada de ar passa através de uma outra camada que se desloca a uma velocidade diferente ou em um sentido diferente (ou ambos). Isto dá origem a turbilhões verticais que produzem um padrão regular de ondas de ar. No caso da formação de Kelvin-Helmholtz, os vórtices são mais poderosos, e levam a nuvem a subir até a "crista" e descer pelo outro lado, de modo que as ondas "quebram", como as ondas do mar.

 

Esse fenômeno foi descrito pela primeira vez no século XIX pelo Barão Kelvin (1824-1907), físico escocês, e Hermann von Helmholtz (1821-1894), físico alemão - daí o nome da nuvem. As ondas de Kelvin-Helmholtz são bastante comuns na troposfera superior, mas geralmente não há umidade suficiente presente para gerar nuvens e tornar o padrão visível.

 

Estas nuvens são muitas vezes bons indicadores de instabilidade atmosférica e mostra presença de turbulência para as aeronaves.

 

A instabilidade de Kelvin-Helmholtz não ocorre só em nuvens, mas também no oceano (as ondas do mar), em Saturno, em Júpiter e na atmosfera do Sol.

 

Abaixo, fotos e vídeos de ondulações Kelvin-Helmholtz. Clique para ampliar.

Vídeo mostrando Cirrus com ondulações Kelvin-Helmholtz, vistas em Olinda, Pernambuco, em 25/10/2008.

 

Vídeo mostrando Cirrus com ondulações Kelvin-Helmholtz (entre 0:04 e 0:15), vistas em João Pessoa, Paraíba, em 23/10/2013.

 

Vídeo mostrando Cirrus com ondulações Kelvin-Helmholtz (entre 0:05 e 0:12), vistas em João Pessoa, Paraíba, em 04/06/2012.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

Fonte:

 

http://www.theairlinepilots.com/met/cirruskelvinhelmholtz.htm

http://weather.about.com/od/cloudsandprecipitation/p/KelvinHelmholtz.htm

http://www.amusingplanet.com/2013/07/kelvin-helmholtz-clouds.html

 

 

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------

Reclamações? Dúvidas? Sugestões? Elogios? Envie sua mensagem preenchendo o formulário abaixo.

 

Please enter the code:

Note: Please fill out the fields marked with an asterisk.