Página inicial > Tempestade de areia > Medidas de proteção

 

 

Tempestades de areia variam muito em tamanho e duração; a maioria é pequena e dura só alguns minutos, enquanto as maiores podem se estender por centenas de quilômetros, ter mais de dois quilômetros de altura e durar muitos dias. As condições ideais para uma tempestade de areia são ideais para tempestades elétricas também, e relâmpagos podem acompanhar tempestades de areia.


Se estiver em um grupo, fique com seu grupo, e não se afaste durante a tempestade. Você pode rapidamente ficar perdido. Membros do grupo devem ficar juntos e prender os braços uns nos outros, ou segurar as mãos. Se for absolutamente necessário que uma pessoa saia do grupo - como pode ser o caso em operações militares -, esta pessoa deve levar uma corda amarrada à cintura, com a outra ponta presa a um membro do grupo, para que se possa retornar em segurança.


Em climas desérticos, os veículos podem causar sua própria nuvem de areia. Isto é um problema para comboios; a areia levantada pode estragar partes móveis, e a visibilidade baixa pode causar acidentes. A areia pode também contribuir para problemas respiratórios para as pessoas do comboio, que devem usar máscaras e proteção para os olhos durante todo o tempo, caso estejam viajando em veículo aberto.


Se possível, não use lentes de contato durante a tempestade. Até mesmo pequenas quantidades de poeira podem causar irritação nos olhos e problemas de visão para quem usa lentes de contato, e condições quentes e secas podem causar desconforto mesmo sem areia. Leve seus óculos quando for trabalhar ou viajar no deserto.

 

Não entre uma tempestade de areia. Se puder evitar ser pego na tempestade, não provoque a sorte.

 

Se possível, evite operar aeronaves de baixa altitude se condições propícias a tempestades de areia forem detectadas. A visibilidade pode ir de vários quilômetros a zero em alguns segundos, e a areia pode entrar no motor, causando falhas mecânicas catastróficas.

 

Aeronaves, como todos os veículos, podem criar mini-tempestades quando operando próximas ao chão; cuidados devem ser tomados para proteger as aeronaves durante pousos e decolagens. No deserto, estes veículos não devem se mover no solo sob propulsão própria, a não ser que seja absolutamente necessário, pois a poeira entrará no motor antes mesmo do voo começar.

 

Tempestades de areia podem ser perigosas e até fatais para pessoas com problemas respiratórios ou sistema imunológico fraco. Inalar pequenas quantidades de poeira pode ser letal para pessoas com dificuldade de respirar.

 

Abaixo, algumas medidas de proteção contra tempestades de areia, caso você seja pego por uma.

 

1. Fique atento aos avisos de tempestade. Tempestades de areia acontecem em verões quentes, sob algumas condições atmosféricas; logo, é possível prever com certa chance estas tempestades. Deixe a TV ou o rádio ligados para ouvir os anúncios enquanto estiver viajando em condições quentes e secas. Prepare-se para mudar de rota ou atrasar sua viagem se tempestades de areia forem previstas. Avisos de estrada podem estar disponíveis para alertar do perigo de tempestade.

 

2. Esteja preparado. Se estiver em um local propenso a tempestades, leve uma máscara própria para filtrar pequenas partículas e óculos fechados para proteger os olhos. É bom carregar um suprimento de água, caso fique preso na tempestade. As tempestades são normalmente acompanhadas de altas temperaturas, e você vai ficar desidratado no calor e com os ventos fortes. Leve roupas que cubram o corpo todo para lhe proteger da abrasão da areia e lhe manter aquecido caso encontre uma tempestade de inverno, que pode causar hipotermia. 

 

3. Fuja da tempestade. Se vir uma tempestade à distância e estiver em um veículo, você pode ser capaz de fugir dela. Algumas tempestades viajam a mais de 120 km/h, mas frequentemente elas andam muito mais devagar. Ao fugir da tempestade, não se ponha em risco por dirigir em altas velocidades. Se a tempestade estiver lhe alcançando, é melhor parar e se preparar. Quando entrar na tempestade, a visibilidade vai ser reduzida a zero em questão de segundos. Pode ser tarde demais para frear.

 

4. Pare. Se você estiver em trânsito e a visibilidade cair a menos de 100 metros, saia da estrada, puxe o freio de mão, desligue os faróis e todas as luzes. Não ligue o pisca. Em muitos casos, se suas luzes estiverem acesas, outros motoristas irão usar suas luzes como guias para navegar na estrada. Se tiver saído da estrada e estiver parado com as luzes ligadas, alguém vai achar que pode lhe seguir, saindo da estrada ou até colidindo com seu veículo. Desligar as luzes pode prevenir uma colisão traseira. Se não puder sair com segurança da estrada, mantenha as luzes acesas e trafegue devagar, tocando a buzina regularmente. Use a linha do centro da rodovia como guia se não puder ver em frente. Pare no primeiro local seguro.

 

5. Pegue cobertura e fique parado. Não tente se mover às cegas em uma tempestade sem visibilidade, pois você não será capaz de ver os perigos no caminho.

6. Se chegar a uma casa ou estrutura resistente, fique dentro. Se puder chegar a tal abrigo antes da tempestade lhe alcançar, vá o mais rápido possível. Feche as janelas e portas e espere a tempestade passar.

7. Se estiver em um veículo, feche as janelas, desligue o ventilador/ar condicionado e feche as aberturas de ventilação.

8. Se estiver ao ar livre, procure uma rocha grande ou algum obstáculo que possa lhe proteger parcialmente.

9. Vá para um local alto, pois a maior concentração de areia está próxima ao solo, mas somente se:
      - Você puder encontrar um local alto sólido e seguro;
      - A tempestade não estiver acompanhada de raios;
      - Não houver perigo de ser acertado por detritos maiores voando.

 

10. Não entre em uma cova ou local mais fundo, pois pode ocorrer uma inundação, mesmo que não esteja chovendo. A tempestade pode causar alterações em cursos de água, causando enchentes.

11. Se tiver um camelo, faça com que ele sente e fique colado no flanco dele. Camelos são bem adaptados a sobreviver a tempestades de areia.

12. Se estiver nas dunas, não procure abrigo diretamente ao lado da duna. Os ventos podem levantar grandes quantidades de areia rapidamente, e você pode ficar enterrado na areia.

13. Use uma máscara. Se tiver um respirador ou máscara específicos para filtrar pequenas partículas, coloque-a imediatamente. Se não tiver uma máscara, prenda um lenço ou alguma outra peça de pano ao redor do nariz e da boca. Umedeça um pouco se tiver água suficiente. Aplique um pouco de vaselina na narina para prevenir ressecamento da mucosa.

14. Proteja os olhos. Óculos comuns oferecem proteção mínima da areia, mas óculos fechados são ideais. Se não tiver óculos de proteção, prenda um pano ao redor da cabeça para proteger olhos e orelhas.

15. Proteja-se de objetos voadores. Cubra o máximo possível do corpo, para se proteger da abrasão da areia. Além do mais, a tempestade pode levantar mais do que areia, e objetos pesados no ar podem ser perigosos. Se estiver sem abrigo, fique abaixado próximo ao chão, com os braços, uma mochila ou até um travesseiro, protegendo a cabeça.

 

 

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------



Fontes:

 

http://pt.wikipedia.org/wiki/Tempestade_de_areia
http://www.infoescola.com/fenomenos-naturais/tempestade-de-areia/
http://en.wikipedia.org/wiki/Dust_storm
http://pt.wikihow.com/Sobreviver-a-uma-Tempestade-de-Areia
http://www.nws.noaa.gov/om/brochures/duststrm.htm
http://www.globalsecurity.org/military/library/policy/army/fm/90-3/Ch1.htm#SecI

 

 

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------
 
Reclamações? Dúvidas? Sugestões? Elogios? Envie sua mensagem preenchendo o formulário abaixo.

 

Please enter the code:

Note: Please fill out the fields marked with an asterisk.