Página inicial > Tornado

 


O tornado é um fenômeno meteorológico que se manifesta como uma coluna de ar que gira de forma violenta e potencialmente perigosa, estando em contato tanto com a superfície terrestre quanto com uma nuvem Cumulonimbus ou, excepcionalmente, com uma nuvem Cumulus congestus.

 

A palavra tornado é uma forma alterada da palavra espanhola tronada, que significa trovoada. Esta, por sua vez, deriva do latim tonare, que significa "trovejar". Provavelmente a palavra chegou até sua forma atual através de uma combinação das palavras tronada e tornar ("girar").

 

Sendo um dos fenômenos atmosféricos mais intensos que se conhece, os tornados se apresentam sob várias formas e tamanhos, mas geralmente possuem um formato de cone, cuja extremidade mais fina toca o solo e normalmente está rodeada por uma nuvem de poeira e outras partículas.

 

A maioria dos tornados possui ventos que chegam a velocidades entre 65 e 180 km/h, mede aproximadamente 75 metros de altura e percorre vários metros, senão quilômetros, antes de desaparecer. Os mais extremos podem ter ventos com velocidades de até 510 km/h, medir até 1,5 km de altura e permanecer no solo percorrendo mais de 150 km de distância. A coloração cinza ou marrom dos tornados ocorre devido aos detritos e poeira que ele desloca.

Tornados são observados em vários continentes, exceto na Antártida. No entanto, a grande maioria dos tornados no mundo ocorre no "Corredor dos Tornados" (localizado no meio-oeste dos Estados Unidos), embora possam ocorrer praticamente em qualquer lugar na América do Norte. Eles também ocorrem ocasionalmente no centro-leste e sul da Ásia, nas Filipinas, no norte e centro-leste da América do Sul, na África do Sul, no noroeste e sudeste da Europa, no oeste e sudeste da Austrália e na Nova Zelândia.

 

Os tornados podem ser detectados através de radares Doppler, assim como visualmente, por caçadores de tempestades.

 

Os tornados podem ficar obscurecidos por completo devido à chuva ou aos detritos por ele levantados. Se assim for, eles são particularmente perigosos, considerando que até mesmo os meteorologistas mais experientes poderiam não vê-los.

Normalmente, os tornados se formam associados a tempestades severas que produzem fortes ventos, elevada precipitação e granizo. Menos de 1% das células de tempestade originam um tornado. Porém todas as grandes células convectivas devem ser monitoradas, por sempre haver a possibilidade destas reunirem as condições necessárias para a ocorrência do fenômeno.

Embora ainda não exista um consenso sobre o mecanismo que desencadeia o início de um tornado, aparentemente eles estão ligados a uma interação existente entre fortes fluxos ascendentes e descendentes que formam uma movimentação intensa no centro das nuvens carregadas que compõem as supercélulas.

Essas células normalmente formam-se devido ao contraste existente entre duas grandes massas de ar com diferentes pressões e temperaturas. Alguns locais do planeta estão mais sujeitos ao encontro desses sistemas atmosféricos, como é o caso do meio-oeste dos EUA e o centro-sul da América do Sul (incluindo o Uruguai, Paraguai, sul da Bolívia, norte da Argentina e a porção centro-sul do território brasileiro).

Normalmente a sua formação ocorre no final da tarde, horário em que a atmosfera se encontra mais instável, com forte turbulência e presença de nuvens Cumulonimbus.

 

Porém não é incomum observar o surgimento deles durante a noite. Isso porque os tornados vêm de supercélulas, que "amadurecem" durante o dia e se transformam em fortes tempestades à tarde e à noite.

 

O tamanho das pedras de granizo produzidas por supercélulas é bastante considerável. Estas podem variar do tamanho de uma bola de gude até ao de uma bola de golfe ou tênis. Um dos prenúncios de um tornado é a nuvem parede em rotação (wall cloud), que são nuvens anexas baixas com o formato de uma base de pirâmide.

O tornado percorre um caminho muito irregular. Quando o funil toca o solo, pode mover-se em linha reta ou descrever um trajeto sinuoso. Ele pode até duplicar-se, pular lugares ou formar vários funis. A maioria dos tornados do Hemisfério Norte desloca-se do sudoeste para o nordeste e possui rotação em sentido anti-horário. No Hemisfério Sul, os tornados possuem rotação horária.

 


Formação mais comum de um tornado

1. Antes do desenvolvimento da tempestade, uma mudança na direção do vento e um aumento da velocidade com a altura criam uma tendência de rotação horizontal na baixa atmosfera. Essa mudança na direção e velocidade do vento é chamada de cisalhamento de vento.

2. O ar ascendente da baixa atmosfera entra na tempestade inclinada e o ar em rotação da posição horizontal muda para a posição vertical.

3. Há a formação de uma área de rotação com comprimento de 4 a 6 km. A maioria das tempestades fortes e violentas é formada nestas áreas de rotação.

4. A base da nuvem e sua área de rotação são conhecidas como wall cloud (nuvem parede). Esta área é geralmente sem chuva.

5. Nesta área, um funil de nuvens pode se formar, descendo através da nuvem parede até alcançar o solo.

 

 

Tipos de tornados              Escala Fujita              Medidas de segurança             Mitos

 

 

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------



Fontes:

 

http://pt.wikipedia.org/wiki/Tornado
http://en.wikipedia.org/wiki/Tornado
http://www.nssl.noaa.gov/education/svrwx101/tornadoes/
http://www.brasilescola.com/geografia/tornado.htm
http://noticias.terra.com.br/educacao/vocesabia/interna/0,,OI2980715-EI8401,00.html
http://www.infoescola.com/meteorologia/tornados/
http://www.howstuffworks.com/nature/climate-weather/storms/tornado.htm
http://ciencia.hsw.uol.com.br/tornado.htm
http://ciencia.hsw.uol.com.br/tornado1.htm
http://ciencia.hsw.uol.com.br/tornado2.htm
http://ciencia.hsw.uol.com.br/tornado3.htm
http://ciencia.hsw.uol.com.br/tornado4.htm

 

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------

Reclamações? Dúvidas? Sugestões? Elogios? Envie sua mensagem preenchendo o formulário abaixo.

 

Note: Please fill out the fields marked with an asterisk.