Página inicial > Nuvens > Pyrocumulus

 


Pyrocumulus, ou nuvem de fumaça, é uma densa nuvem cumuliforme associada com o fogo ou com atividade vulcânica. Uma nuvem Pyrocumulus é produzida pelo intenso aquecimento do ar da superfície. O calor intenso induz a convecção, que faz com que a massa de ar suba para um ponto de estabilidade, geralmente na presença de umidade.

 

Erupções vulcânicas, incêndios florestais, queimadas e, ocasionalmente, atividades industriais, podem induzir a formação dessa nuvem. A detonação de uma arma nuclear na atmosfera também pode produzir uma Pyrocumulus sob a forma de uma nuvem de cogumelo, que se forma pelo mesmo mecanismo.

 

A presença de um baixo nível de corrente de jato pode melhorar a sua formação. A condensação da umidade do ambiente (umidade já presente na atmosfera), bem como a umidade evaporada da vegetação queimada ou desgaseificação vulcânica ocorre facilmente em partículas de cinzas.

 

Pyrocumulus são frequentemente cinzentas à marrom nas cores, por causa das cinzas e fumaça associadas com o fogo. Ela também tende a se expandir, porque a fumaça e as cinzas envolvidas na nuvem aumentam a quantidade de núcleos de condensação, e isto pode provocar uma Cumulonimbus.

Uma nuvem Pyrocumulus pode ajudar ou atrapalhar um incêndio. Às vezes, a umidade do ar condensa em nuvens e depois cai como chuva, muitas vezes extinguindo o fogo. No entanto, se o fogo é grande o suficiente, a nuvem continua a crescer e se torna uma Cumulonimbus.

Uma Pyrocumulus de grande porte, particularmente associada com uma erupção vulcânica, pode produzir raios. Este é um processo não totalmente compreendido, mas provavelmente é de alguma forma associado a separação de carga induzida por uma turbulência severa, e talvez, pela natureza das partículas de cinzas na nuvem. Grandes Pyrocumulus podem conter temperaturas muito abaixo de zero. A Pyrocumulus que produz raios é um tipo de Cumulonimbus induzida, e nesse caso é chamada de Pyrocumulonimbus (ou PyroCb).

 

As PyroCbs são a manifestação mais extrema de uma nuvem Pyrocumulus. De forma análoga à distinção entre Cumulus e Cumulonimbus, a Pyrocumulonimbus também é causada por convecção auxiliada pelo fogo, como uma Pyrocumulus, mas com desenvolvimento vertical considerável. Uma PyroCb atinge a parte superior da troposfera, ou mesmo as partes inferiores da estratosfera, e pode provocar precipitação (embora geralmente leve), granizo, raios, ventos fortes e, em alguns casos, até mesmo tornados

 

Em 18 de janeiro de 2003, uma supercélula foi formada a partir de uma nuvem Pyrocumulonimbus associada a um incêndio grave em Canberra, Austrália. A supercélula resultou em um enorme tornado de fogo, avaliado como F3 na escala Fujita, além de queda de granizo preto.

 

Abaixo, fotos de Pyrocumulus e de Pyrocumulonimbus. Clique para ampliar.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------

 

Fontes:

 

http://en.wikipedia.org/wiki/Pyrocumulus_cloud

http://onlinelibrary.wiley.com/enhanced/doi/10.1029/2005GL025161/?isReportingDone=true

 

 

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------

Reclamações? Dúvidas? Sugestões? Elogios? Envie sua mensagem preenchendo o formulário abaixo.

 

Please enter the code:

Note: Please fill out the fields marked with an asterisk.